terça-feira, 31 de agosto de 2010

Salão Internacional do Móvel de Milão 2010

Moda vazada e assimétrica

Formas inusitadas, peças modulares e portas que viram painéis são algumas das novidades apresentadas no Salão Internacional do Móvel de Milão 2010.
 
Os painéis divisores de ambientes tornam-se cada vez mais populares porque é a maneira mais simples de segmentar um quarto ou living grande e de organizar diversas áreas independentes.


Por exemplo você pode criar um escritório para duas pessoas ou separar uma área de jantar da sala de visitas usando os divisores. Peças vazadas, permitem a integração com os ambientes vizinhos. Os já tradicionais acrilicos translucidos seguem marcando presença, sendo que a novidade fica por conta do acrilico estampado, que agora tambem passa a ser empregado na base de camas ou estantes, conferindo sensação de leveza ao ambiente. Linhas retas e móveis baixos prevalecem, mas algumas peças ousam mais e mostram formas humanas ou orgânicas, em referência a elementos da natureza.

A técnica de corte a laser possibilitou o surgimento de espelhos que além de decorar e harmonizar os ambientes deixa-os com mais estilo e elegância.  
 Esta tecnologia permite inovações aos formatos de espelhos tais como folhas, flores, curvas, borboletas, corações, ou como a imaginação criar.  
E através das combinações de espelhos de diferentes formas, podem-se criar composições originais para decorar a sala, o banheiro, o jardim ou qualquer outro compartimento da casa.
 
É preciso um tantinho de ousadia e olhar cuidadoso para saber misturar peças na decoração. Quando a mistura funciona, porém, o acrílico vira estrela da vez em qualquer ambiente. Seja em peças transparentes, que dão a impressão de móveis "invisíveis" ou nas versões coloridas translúcidas. O acrílico é divertido por essência. Virou pop entre o final dos anos 50 e começo dos anos 60, quando cadeiras com assinaturas famosas, como a Champanhe, de Erwine & Estelle Laverne (1957) e a Contour, de David Colwell (1968) causaram frisson no universo decorativo. E resiste incólume até hoje, livre de adjetivos pouco nobres. Em outras palavras, o acrílico nunca "datou".
A maior prova é que apostas na matéria-prima (também reconhecida tecnicamente por nomes como polimetil-metacrilato e policarbonato) seguem firmes e fortes em plenos anos 00. Peças dos mais variados modelos, e com funções das mais versáteis, pipocam nas lojas a cada temporada. Itens de acrílico recortado e backlights (caixas de acrílico recheadas com lâmpadas) estão entre as aplicações decorativas mais recentes. O acrílico é associado ao lúdico. Lembra móveis de brinquedo. Não é por acaso, portanto, que as peças feitas com o material quase sempre seguem a linha do divertido. Aqui no Brasil, a Creatto Design é quem aposta sem medo nessa característica do acrílico. São dela criações como a linha de mesas ao lado, os designers da empresa são fãs de opções inventivas que despertam sorrisos à primeira vista.

Utilitários de acrílico também mantêm o apelo pop há anos. A empresa lançou este ano uma linha de potes organizadores de acrílico colorido e reapresentada com destaque de estréia na edição mais recente da Gift Fair, realizada no início do mês. Acessórios de cozinha, como cúpulas para cobrir bolos e tortas, estão em constante exibição nas prateleiras. No quesito "utilitários para usar à beira da piscina", o acrílico é praticamente um clássico. Outra característica do material é o frescor que ele confere aos ambientes.

Modo de usar
Ok, tudo muito divertido. Mas como mesclar peças de acrílico à decoração? O dilema decorativo depende exclusivamente do bom-senso do decorador-amador que habita cada um de nós. A não ser que você seja candidato a morador de um estande de mostra de decoração, ninguém elege peças de acrílico como a mobília básica de um ambiente. Um dos trunfos do acrílico é justamente a pitada divertida que uma ou outra peça confere a um espaço. Uma mesinha lateral ao lado de uma cama-box pode cair como uma luva em um quarto que precise de um pouco de cor ou de bom humor. Numa sala de estar, uma poltrona ou duas cadeiras de acrílico se transformam em interessantes focos de todas as atenções. Ambientes pequenos ganham leveza quando móveis tradicionais são misturados a uma mesinha central de acrílico transparente. Uma luminária de acrílico postada em um ponto estratégico da cozinha e pronto: você acrescentou um quê diferente, fora do habitual, que, por si só, já vale a experiência.

 

 

Creatto Design

Creatto Design
Rua João Batista Ferrari nº130
Distrito Industrial
Franca - São Paulo
CEP 14406-118
fone: 16-37206777
email: atendimento@creattodesign.com.br